Mobirise Web Builder

Ecografia

ECOGRAFIA ou Ultrassonografia

Constitui-se num método diagnóstico por imagem que utiliza apenas de ondas sonoras, ultrassônicas, e que por meios digitais forma imagens dos órgãos e estruturas do organismo.

Nós que estamos nesta prática diária há 36 anos, fomos agraciados por termos sido testemunhas desse progresso, inigualável na Medicina em toda sua história.

Não se pode esquecer que a inocuidade e grande acessibilidade a diversas partes do corpo humano são grandes aliados ao diagnóstico através da ultrassonografia.

A ecografia permite diagnosticar lesões focais ou difusas em órgãos e estruturas parenquimatosas, como por exemplo no fígado, pâncreas, baço, rins, próstata, mama e tiroide, entre outras, e tem um papel fundamental na avaliação ginecológica (útero e ovários).

Através dos transdutores em contato com a pele são reconstruídas estruturas anatômicas com uma perfeição tal, que através de suas variações podem ser diagnosticadas inúmeras lesões ou doenças bem estudadas nestes últimos 40 anos de uso na medicina.

Avalia órgãos e estruturas em movimento e estuda a distensibilidade da parede dos vasos, observando placas de ateroma ou trombos, e, com o contributo do efeito Doppler, avalia e quantifica os fluxos, mede índices de resistência, quantifica estenoses, permitindo um grande avanço no estudo das artérias carótidas, enxertos renais etc.